Notícia

Todas as vantagens do touro SENEPOL

PUBLICADO EM 07 de abril de 2021 Voltar
Imagem principal

O touro tem grande influência na evolução do rebanho, podendo produzir até 100 filhos por ano e garantir maior rentabilidade ao negócio e conforme comprovou pesquisa feita pela Scot Consultoria, as fazendas que utilizam touros puros de origem, com Registro Genealógico Definitivo (RGD), da raça Senepol em cruzamentos industriais recebem bônus da indústria frigorífica pela qualidade da carcaça do gado e chegam sempre na frente no quasito média de peso.

Os animais meio-sangue Senepol chegam a engordar quase uma arroba por mês durante a fase de cria e, na hora da venda, o produtor obtém uma diferença de peso de mais de uma arroba por animal em comparação a outras raças.

Os touros registrados são comercializados com uma série de garantias de pureza racial e de vantagens zootécnicas conferidas por essa chancela oficial. O superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, Celso Menezes, explica quais os documentos e referências que os pecuaristas devem exigir e procurar na hora de adquirir um reprodutor da raça com procedência atestada, para acabar não levando “gato por lebre”. Confira os tópicos de dicas do Superintendente na entrevista abaixo:

Como escolher um Touro Senepol?

A primeira coisa que um criador tem que exigir é o Registro Genealógico do touro, ou seja, a sua ‘Carteira de Identidade’, na qual você tem todos os dados sobre o animal, como:

- A idade correta – no certificado consta a data de nascimento oficial e o comprador pode conferir os dados de procedência;

- Seu grau de pureza, para ver se realmente é 100% PO – para poder usufruir de 100% da heterose no cruzamento (o que chamamos de choque de sangue), o touro tem que ser puro e somente o RGD vai dar essa garantia oficial;

- A sua genealogia – é no certificado de registro que está a garantia de que as informações do pai, da mãe e dos avós estão corretas, pois estas passam por um rigoroso processo regulamentado pelo MAPA, incluindo exame de DNA para todos os produtos de FIV/TE;

- O plantel de origem – fundamental para verificar se o animal tem procedência ou não, inclusive na parte sanitária. Você já imaginou comprar um touro portador de Brucelose, introduzi-lo em seu rebanho e o prejuízo que isso pode lhe causar? Além do Registro Genealógico Definitivo que indica que o animal foi inspecionado por um técnico credenciado da ABCB Senepol, atestando que ele se enquadra no padrão racial e segue isento de defeitos que possam comprometer a vida produtiva e reprodutiva, temos que exigir também o Exame Andrológico (verificação de que o touro está apto para a reprodução), os exames sanitários (no mínimo Brucelose e Tuberculose) e a Avaliação de Desempenho, ou seja, a certificação de que o animal participou de uma prova de Avaliação (que pode ser prova coletiva ou individual do criatório), e de que foi bem classificado, tendo, assim, a capacidade de produzir bezerros bem conformados e com bom ganho de peso.

Na hora da compra, que características devem ser avaliadas?

É preciso prestar atenção nas características de conformação que definem as qualidades morfológicas tão importantes para a eficiência dos animais, como a correção de aprumos e cascos, o comprimento do umbigo, o desenvolvimento da bolsa escrotal, o comprimento geral do corpo e de sua coluna vertebral, mostrando que o animal tem força nesta região para suportar o grande peso corporal, masculinidade e desenvolvimento muscular, amplitude na região torácica denotando grande capacidade respiratória e cardíaca etc.

Senepol vai bem na vacada de campo?

Para dar conta de acompanhar a vacada Nelore ou azebuada em nossos pastos, o touro tem que ser bem adaptado, vigoroso, ter alta libido, alta capacidade de emprenhar e de produzir bezerros sadios e precoces, com excelente acabamento de carcaça. Para aguentar esse “batidão”, o touro Senepol sai na frente de qualquer outra raça européia. O Senepol é o único taurino com essa capacidade de adaptação e de produzir bezerros precoces com muito vigor híbrido, pois possui a pelagem vermelha que absorve menos calor, tem pelo curto para facilitar a troca calórica com o ambiente e um número muito maior de glândulas sudoríparas com alta eficiência. Não possui chifres, passando essa característica para a sua progênie, o que facilita o manejo, melhora o ganho de peso e deixa o gado muito mais mansa. Outra vantagem que encontramos na raça Senepol é a produção de bezerros com peso adequado ao nascer, praticamente não tendo problema de partos. A bezerrada nasce pequena (34 quilos para as fêmeas e 37 quilos para os machos) e desmama pesada (com 210 quilos as fêmeas e 240 quilos os machos), pois tem alta conversão alimentar.

Quais as vantagens financeiras?

O produtor vai aumentar a sua rentabilidade, ou seja, o seu lucro, pois vai abater os animais mais cedo (em um sistema normal de pastejo mais suplementação básica, vai abater os animais 1/2 sangue Senepol de 22 a 26 meses de idade, pesando de 420 a 460 quilos de peso vivo). Outro ponto a ser observado é que esse tipo de animal (1/2 sangue Senepol) tem sido muito procurado para cumprir as cotas de exportação para a China e outros destinos do produto brasileiro, um mercado que está aquecido e segue em franco desenvolvimento no Brasil”, finaliza o Superintendente Celso Menezes.

Se você ficou interessado em investir, se quer conhecer mais sobre a raça e até visitar um criatório, acesse o cadastro da ABCB Senepol, entidade credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para realizar os trabalhos de Registro Genealógico e melhoramento da raça. A entidade disponibiliza em seu site a relação de todos os associados do Brasil. Lá os criadores interessados poderão consultar quem tem tourinhos para venda em uma região mais próxima de sua fazenda, além de outras informações sobre a raça e o PMGS – Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol.

 

FONTE: ABCB SENEPOL

Whatsapp