Notícia

Projeto TAMA, a evolução do Senepol no Brasil

PUBLICADO EM 25 de junho de 2015 Voltar
Imagem principal

Há 20 anos o PROJETO TAMA no Sul do Estado do Pará é alicerçado em genética de touros nacional da seleção SOLEDADE, provados pelas maiores centrais de sêmen do Brasil. A base do projeto foi inseminar vacas meio sangue Nelore/Blonde e Nelore/Simental (Zebu x Taurino) com Touros Senepol diferenciados, Redeemer, Profit, CN 5480,   Sol 31 e Don Carlos.

 

 

A base S1 estava formada e sobre elas utilizamos touros da genética SOLEDADE que deram início a evolução do Senepol no Brasil, URUCUM SOLEDADETORÁ SOLEDADE e DON MANUEL SOLEDADE.

 

 

Na certeza que a qualidade era transmitida a cada geração continuamos a lapidar os produtos. Na base S2 utilizamos MEHUM SOLEDADE e URERÉ SOLEDADE, que deram um acabamento racial fantástico. As matrizes PC1 estavam muito acima das expectativas com um frame elevado e uma padronização fantástica. Os primeiros reprodutores PC1 também surpreenderam pela qualidade e foram rapidamente comercializados para criadores da região.

 

Foram selecionadas 3 lotes de matrizes PC1 com características diferenciadas e utilizados três reprodutores IXÉ SOLEDADE e HOTÚ SOLEDADE (filhos de ARENA 18) foram responsáveis pelo refinamento racial e CORE 33  introduziu estrutura corporal e profundidade de carcaça. Os produtos PC2 vieram novamente confirmar que a genética nacional é a melhor do mundo e quando se trabalha com seleção e avaliação o resultado é evolução.

 

 

Na base de Matrizes PC2 os touros KUXU SOLEDADE e IPORÁ BOS foram os patriarcas escolhidos para continuar a evolução e os resultados reafirmam mais uma vez que o PROJETO TAMA segue no caminho certo.

Esta genética, genuinamente brasileira, será responsável pelo refrescamento genético e evolução da raça Senepol.

 

Assista o vídeo: Fêmeas e Machos Senepol PC1 e PC2

 

 

 

 

 

 

Whatsapp