Projetos

Tamá

Voltar

No ano de 1995 iniciamos o trabalho no Sul do Pará do cruzamento industrial com matrizes Zebu (nelore). Utilizamos raças continentais (Simental e Blonde), tivemos uma pressão de seleção nas matrizes ½ sangue até 2000, ano em que conhecemos o Senepol.

Iniciamos de imediato um projeto de I.A (inseminação Artificial) no Pará. Treinamos equipe, identificamos as melhores matrizes, adequamos a estrutura, tudo foi organizado para darmos início ao maior Cruzamento Absorvente do Senepol no Brasil em raça Continental (Simental e Blonde).

Em 2001 começaram a nascer os primeiros frutos deste acasalamento: Senepol com Nelore, Senepol com F1 (Nelore x Simental) e Senepol com F1 (Nelore x Blonde). Observamos que os bezerros nasciam pequenos e à partir de 2 meses iniciavam um ganho de peso espetacular, atingindo 280 kg na desmama. Os animais tinham uma padronização de cor, todos mochos, com uma docilidade jamais vista, além de tudo pelo zero e resistente ao calor e parasitas.

Com todas essas vantagens iniciamos o processo de seleção genética, observamos a resistência do Zebu, a habilidade materna do Simental, unindo a carcaça do Blonde, assim definimos nossas melhores matrizes. Buscamos dentro do Senepol os melhores reprodutores: uma linhagem menos leiteira porém com uma excelente carcaça para as matrizes F1 (Simental e Nelore) e reprodutores de maior freme, pelo zero e mais leiteiro para matrizes S1 (Blonde e Nelore). Cada detalhe foi estudado e avaliado.

Nossa base foram os touros Profit, Sol 100, Sol 31, Redeemer, Don Carlos. CN 5480 e Hércules 6801, raçadores que mudaram a raça pura e contribuíram muito na base genética do nosso projeto.

Hoje criamos produtos P.C (Puro por Cruza) e P.O (Puro de Origem) totalmente adaptado ao clima do Norte do Brasil, quente, úmido, com ecto e endoparasitas. Exercemos a maior pressão genética em nossa seleção, utilizando touros SOLEDADE que foram avaliados e provados, participando no acabamento destes produtos o que potencializa ainda mais os produtos P.C e P.O.

O Projeto TAMA foi criado para desenvolver o Senepol Brasileiro, que irá somar muito para a pecuária atual que busca a cada dia o Senepol Produtivo.

 

 

Whatsapp