Porque a raça Senepol é a bola da vez

Notícia

Porque a raça Senepol é a bola da vez

PUBLICADO EM 21 de maio de 2018 Voltar
Imagem principal

O desenvolvimento rápido da raça Senepol deve-se as suas caracteristicas de adaptabilidade e qualidade da carne tão exigida hoje em dia.

Nos últimos anos, na maioria das fazendas que nós visitamos a raça Senepol tem conquistado destaque muito relevante. Nascido através do cruzamento de duas raças, N’Dama e Red Poll, o Senepol chegou ao Brasil em 2000. O Senepol surgiu da necessidade de obter um gado rústico, resistente a doenças e acostumado a condições extremas mas que conseguisse produção satisfatória de carne e leite. Desde então, a qualidade genética da raça tem sido responsável pelo grande sucesso entre os brasileiros. Dados da associação mostra que a raça conquista mercado e cresce 35% ao ano, tanto em volume de criadores quanto de animais. 

Características conquistadas com o cruzamento

. Caráter mocho;

. Docilidade;

. Maior fertilidade;

. Alta habilidade materna;

 

. Rusticidade;

. Resistência a parasitas;

. Pêlos curtos

. Alta conversão alimentar.

 

Surgia o Senepol (“Senegal” + “Red Poll”) / Montagem Compre Rural

 

O Senepol pegou carona no novo modelo de pecuária intensiva que os pecuaristas brasileiros tem buscado incansavelmente. A heterose gerada pelo cruzamento da raças taurinas com o nosso gado zebu (Nelore, Brahman, Guzerá, Tabapuã, etc) tem dados excelentes resultados em fertilidade, precocidade e qualidade de carne.

O SENEPOL TEM GRANDES ÍNDICES PRODUTIVOS, COMO A FERTILIDADE E HABILIDADE MATERNA DAS FÊMEAS.

Para o médico-veterinário Carlos Matheus de Souza o que mais chama a atenção é o fato de a raça ser precoce e com excelentes resultados em cruzamento industrial. “A pecuária brasileira é, em sua maior parte, realizada de forma extensiva, ou seja, o touro precisa andar grandes extensões para cobrir a vacada. Como o Senepol é rústico, consegue cumprir esse papel muito bem”, acredita Souza.

 

Principais vantagens da raça Senepol

Excelente opção para acabamento de animais a pasto;

. Animais tem grande capacidade de encontrar alimentos onde nenhum outro animal encontraria;

. Pesquisas em confinamentos americanos apontam uma média de ganho de peso de 1,64 quilos/dia;

. Bezerro cruzado da raça vale 40% a mais que o zebu;

. Um touro adulto cobre entre 50 e 60 vacas a campo;

. Os garrotes cobrem aos 14 meses de idade;

. Fornece facilmente a cobertura de gordura de carcaça desejada pela indústria frigorífica, e de forma bem precoce;

. Tem comprimento, profundidade, e largura necessários para se “colocar” carne na carcaça;

. Rendimento e acabamento de carcaça elevados, a pasto;

. Segurança: Reduz o índice de acidentes com mão de obra e infraestrutura pela sua docilidade;

. Medições de carcaças feitas pela USP obtiveram em média 81,8 2 cm.

. É naturalmente musculoso, e com grande percentual de carne nas partes mais nobres. Por medição de ultrassom apresenta elevado percentual de AOL (área de olho de lombo); 

É comum encontrar vacas puras com produção acima de 12 quilos à pasto.

 

Senepol cobre a campo

Boi cobrindo vaca zebuína à campo, em qualquer condição climática. Esta característica intrínseca da raça Senepol, fez com que este bovino de origem taurina adaptado aos trópicos fizesse a diferença nos programas estruturados de melhoramento genético, como ferramenta indispensável para a melhoria da produtividade que, associada ao manejo, nutrição e prevenção sanitária, levam a pecuária a níveis altamente competitivos possibilitando a tão desejada sustentabilidade econômica dos projetos e sistemas pecuários de corte.

 

Adaptação ao calor e intempéries

A raça também se adapta facilmente a qualquer tipo de ambiente, como regiões pantanosas, de mata, de cerrado, áridas e campos quentes ou frios, encontrando alimento em lugares que outras raças dificilmente têm capacidade de obter. O Senepol pode sobreviver por vários dias sem água e seus cascos pretos são resistentes a todo tipo de solo, mais um motivo para o sucesso do animal. 

 

 

Qualidade da carne, Cota Hilton

Qualidade da carne é um atributo exigido pelo consumidor final de carne, que se encontra mais exigente. A maciez é uma das características mais desejadas, e é proporcional á maior aceitação na gôndola de varejo e maior demanda por este padrão de carne vindo da cadeia de distribuição, frigoríficos e varejo ao produtor pecuarista.Para o principal efeito “genética”, o Senepol tem se mostrado uma grande ferramenta ao produtor para obter o sucesso na melhoria e obtenção de carne com qualidade diferenciadamente superior.

NO CASO DO MEIO SANGUE SENEPOL, NÃO APENAS A MACIEZ DA CARNE CHAMA ATENÇÃO, MAS TAMBÉM A PRECOCIDADE E ACABAMENTO DE CARCAÇA.

A utilização do Senepol no cruzamento proporciona a utilização da heterose máxima, o que resulta em um ganho significativo ao pecuarista, seja na melhoria da qualidade da carne, no melhor aproveitamento de carcaça, ou na antecipação do abate, que acontece entre 7 e 10 meses. Em termos de faturamento porteira adentro, isso é muito significativo. A carne do Senepol se enquadra na qualidade de carne Cota Hilton. O menor tempo de permanência no confinamento para se atingir o ponto ideal de abate têm sido outro diferencial do Senepol comprovado nos abates.

 

Cruzamento Senepol x Nelore

O Senepol garante 100% de heterose e eficiência no cruzamento industrial. A raça pura permite ao pecuarista resolver a questão de perda da heterozigose no médio prazo das raças sintéticas.

O Senepol produz animais com 2 arrobas de peso a mais na desmama, ou seja, os animais são desmamados com oito meses em média, com 10 arrobas de peso, reduz em um ano ou mais o abate com mesmo peso de animais zebuínos abatidos com 30 a 35 meses. O gado é abatido com idade entre 20 e 24 meses com 18 arrobas. No abate técnico realizado, as cruzas Senepol x Nelore surpreenderam. Proporcionaram abates precoces, com idade entre 21 e 22 meses, tendo em média 21 arrobas de peso para os machos e 18 arrobas para as fêmeas, com aproveitamento de carcaça entre 56,7% e 53,9%, acabamento de gordura entre 4,7 e 10,2 mm e área de olho de lombo de 81,21 2 cm.

 

Filho de SENEPOL em vaca NELORE, touro SOLEDADE cobrindo à campo na Faz. Freitas em Divinópolis/MG

 

 

FONTE: Compre Rural

Whatsapp