Genética ARENAS faz a Grande Campeã Nacional Senepol no Paraguai

Notícia

Genética ARENAS faz a Grande Campeã Nacional Senepol no Paraguai

PUBLICADO EM 30 de julho de 2018 Voltar
Imagem principal

A genética brasileira continua se destacando em outros países. O feito mais recente aconteceu no Berço das Arenas, no Paraguai, quando a novilha AMA 5949 foi eleita a Grande Campeã Nacional da raça Senepol. A fêmea é filha do touro Avassalador da Tufubarina, integrante da bateria Senepol da CRV Lagoa, destaque em funcionalidade, reprodução, produtividade e raça.

Segundo Manuel Ávila, um dos juízes da prova, no julgamento de Pura Origem (PO) em que a fêmea foi escolhida a Grande Campeã, os critérios adotados foram, por ordem de importância: funcional, reprodutivo, produtivo e racial.

Para o juiz, trata-se de um animal novo, que tem ótima conformação muscular para uma fêmea desta idade, muito crescimento, ganho de peso e fertilidade muito boa para os parâmetros exigidos na exposição. “É uma fêmea correta racialmente e o principal motivo é que ela tem harmonia entre funcionalidade, reprodução e produção, com bom aprumo, prenhez precoce e ganho de peso acima do padrão para a sua idade e categoria”, destaca.

Avassalador foi o Grande Campeão na segunda edição do Centro de Performance CRV Lagoa, em 2012, e foi contratado desde então. 

“Ao longo dos anos, o Avassalador foi responsável pelo aumento na avaliação da média de acabamento de fêmeas, que era de 3,14 mm em 2013 e saltou para 7,2 mm em 2016. Ele é o grande responsável pelo melhoramento genético do nosso plantel”, explica Gustavo Vieira, titular da Tufubarina.

Para ele, o reprodutor não é apenas para fazer bezerros e carne, mas um touro para fazer raça, para fazer outros touros. “Sem sombra de dúvidas, ele é o grande touro Senepol nacional, por todas as suas características e também por sua genealogia, por ser filho de uma das grandes doadoras que vem da genética da Arena 18”, ressalta. 

FONTE: CRV LAGOA

 

 

Whatsapp