Notícia

Genética ARENAS é recordista de peso nas provas de avaliação

PUBLICADO EM 24 de julho de 2017 Voltar
Imagem principal

Dia 24 de julho foi realizada primeira pesagem da prova Alta Performance Tufubarina, o touro MATEIRO SOLEDADE (SOL 964), aos 11 meses,  bateu todos os recordes pesando 483 quilos com uma Circunferência Escrotal de 35 cm. Mateiro é filho de CAMPEON com NUNA SOLEDADE, neto de ARENA 18, que confirmou sua qualidade genética em mais de 20 animais contratados, destaques nas principais centrais de genética bovina e nas pistas internacionais. Consagrou ainda doadoras campeãs nas principais provas de avaliação e performance do Brasil.

A SOLEDADE participa do Alta Performance Tufubarina pelo sexto ano consecutivo, prova chancelada pela ALTA GENETICS empresa líder mundial na comercialização de sêmen, ao final da prova os animais de maior destaque serão contratados para fazer parte da bateria de touros da ALTA.

 

Ao longo dos cinco anos, mais de 800 animais foram avaliados entre machos e fêmeas vindos de diversos criatórios e representados pelas diversas linhagens da raça Senepol, onde foram submetidos a um ambiente que permitisse expressar características de grande importância econômica para a pecuária de corte brasileira. A sede da prova é na Fazenda Tufubarina, localizada em Monte Alegre de Minas (MG). Ao todo os animais permanecem 56 dias em um período de adaptação e 112 de avaliação, com mensurações intermediárias em intervalos de 28 dias. No total, serão 168 dias de prova. Durante todo esse tempo, os animais vindos de várias partes do país serão submetidos às mesmas condições. São avaliados ganho em peso, peso vivo, perímetro escrotal nos machos, potencial reprodutivo das fêmeas, área de olho de lombo e acabamento de carcaça, biotipo do animal e também altura do posterior. Ao final da prova, os animais serão classificados em elite, superior, regular e inferior, conforme o desvio padrão do grupo, em referência ao Índice de Seleção do Teste de Performance.  

O teste de Alta Performance faz parte do Alta Beef Program, um programa da Alta Global que visa a identificação de touros com alto mérito genético, sempre sendo baseado nos mais importantes conceitos aplicados a moderna pecuária de corte.

 

 

Whatsapp